segunda-feira, julho 10, 2006

Três poetas que estão na cara

A grande amiga de todos os tempos Dóris Teixeira, arquiteta da alma, me mandou um trecho do Maiakovski. Bonita lembrança de uma bela pessoa a quem eu, obviamente, devo estrita obediência. Aproveitei o embalo da sugestão para compor com outros dois poetas que não estão no mapa, Beto Trindade e Domingos Pellegrini. Não dá tempo para ficar triste com amigos assim, não é dona Dóris?


Trecho de Maiakovski enviado pela Doris

Eh ! senhores
amadores de sacrilégios,
carnificinas e crimes,
já vistes o mais terrível?
Meu rosto
quando estou
absolutamente tranqüilo.

Eu para mim é pouco.
Algo se empenha em sair de mim
como um louco.

(Vladimir Vladimirovitch Maiakovski)


SP e RJ: relembradadas em Londres

a classe média do rio é o ranço da corte
a síndrome do não gosto
conservativismo de esgoto

a vã vanguarda paulista com seus negócios

projetos e pretensões britânicas elitistas

os britânicos com suas classes

bem mal divididas adotam pretos

como animais de estimação e

rolam com eles no chão

os pretos pensam que são granfinos
e estão com a bola toda

os indianos se ressentem no posto de gasolina

os sul americanos viram patriotas

e eu acho tudo uma grande bosta

(Beto Trindade)



Poema do Pellegrini

Cadê os chinelos
aquele sonho cadê
vou procurar de joelhos

assim já estou pronto

para agradecer

(Domingos Pellegrini)

Nenhum comentário: